Cantanti italiani

Desde que me entendo por gente ouço conversas em italiano. Italianês, por assim dizer, já que não sei distinguir exatamente o quanto é italiano de verdade e o quanto é adaptação da família que se instalou no Brasil desde os anos 60. Fato é que eu sempre quis conseguir fazer algo melhor do que entender tudo que a Nonna dizia e responder em português: eu quero ter a possibilidade de ter uma conversa completa em italiano.

Pra resolver a questão, decidi investir algumas ‘dilminhas’ em um curso de italiano. “Ah, mas você quase não vai usar..” Não tem problema. Saber não ocupa espaço, no máximo me faz gastar dinheiro. Mas antes com conhecimento do que coisas que se estragam com o tempo.

E daí que parte do meu processo de imersão em um idioma é passar a ouvir músicas e tentar entender o que dizem. Por isso, não tive dúvidas em ir até o Last.fm, procurar pela tag ‘italiano’ e baixar os mais populares ‘cantanti italiani’. Na primeira leva, vieram Laura Pausini (obviedade, a gente vê por aqui), Noemi, Eros Ramazzotti, Tiziano Ferro, Anna Tatangelo, Marco Masini, Carmen Consoli e Zero Assoluto. No entanto, confesso que Laura Pausini, apesar de ter canções que são conhecidas de muita gente, não é exatamente a minha favorita – da primeira leva, gostei mesmo desse tal Zero Assoluto.

Meio sem esperanças, resolvi tuitar pedindo a recomendação de algo melhor que a tia Laura. Resultado? Choveram indicações!

Via Twitter,@aapolinario, @lufavero e @luizmarinho indicaram Lucio Dalla e Eros Ramazzotti (que já estava por aqui), Alex Britti e Irene Grandi (mas só o álbum Verderossoeblu), respectivamente.

Via Buzz, Werner, Mateus e Rafael sugeriram Eros Ramazzotti (esse é tipo universal, né?), Zucchero, Banco del Mutuo Soccorso, Metamorfosi e Premiata Forneria Marconi.

No Facebook, a Claudinha disse pra eu procurar por Ligabue e o Wesley Pavan indicou Paolo Conte.

Fechando a lista de indicações, a Débora Schach, amiga de Blue Bus, me mandou um email cheio de links pro YouTube com as músicas favoritas dela, reforçando algumas indicações anteriores, com Ligabue, Zero Assoluto, Vasco Rossi, Lorenzo Jovanotti e Elisa.

Ou seja, agora o que não me falta são cantanti italiani para apurar os ouvidos! :D

Obrigada a todos que me deram dicas!
Na sequência, uma mini playlist bem básica pra você também apurar seus ouvidos no idioma :)
(tia Laura não será excluída por motivos meramente didáticos.)

Quem sabe em breve rola uma mixtape só de música italiana! :)

ATUALIZADO EM 14/abril Às 22h19: incluindo a indicação da Miriam, Gigliola Cinquetti

Primeira Leva
dica do Last.fm

tia Laura Pausini

não sei se vocês conseguem *não reparar* nos dentinhos separados dela, mas tentem

Qualquer semelhança com a música da Sandy não é mera coincidência

não minta! Você também ouviu essa na voz do Renato Russo que eu sei!

Sucessinho de tia Laura de …. 1993. Também tem na voz do Renato Russo pra quem curtir.

Noemi

Eros Ramazzotti

Tiziano Ferro

Anna Tatangelo

Marco Masini

Carmen Consoli

Zero Assoluto

Indicações


Lucio Dalla

Alex Britti

Irene Grandi

Zucchero

Banco del Mutuo Soccorso

Metamorfosi

Premiata Forneria Marconi

Ligabue

Paolo Conte

[yutube=http://www.youtube.com/watch?v=R-2i3wUfBLU]

Vasco Rossi

Lorenzo Jovanotti

Elisa

Gigliola Cinquetti

Uma opinião sobre “Cantanti italiani

  1. lindissima, escreveste meu nome com ‘n’ :~

    ~~~~~~

    curtiu?
    gosto tanto da gigliola <3

Os comentários estão desativados.