Meus hábitos de leitura

72193244Por acaso você já parou pra pensar em todas as suas manias em relação aos livros? Já reparou como é a sua relação com eles, como é o seu jeito de ler, quantos livros você lê ao mesmo tempo, essas coisas? Pois bem, o Alessandro Martins contou pra gente, o André idem, e depois veio uma galera imensa atrás, escrevendo também.

Achei interessante perceber que mesmo que as pessoas gostem MUITO de livros, todas elas tem o seu jeito especial de lidar com eles. Alguns escrevem neles, outros acham isso um absurdo, tem até gente que rasga página de livro pra fazer alguém ler determinada obra(!!!!). Vá entender esse nível de “evangelização”…

O exercício me parece construtivo, e então eu vou listar também os meus hábitos por aqui.

  1. Não tenho fetiches por livros. Não sou fã de comprar a edição de aniversário, capa dura, papel nobre. Pra ser sincera, eu prefiro um paperback, que é muito mais leve.
  2. A-do-ro livros em pdf. Pena que ainda não tenho um Kindle2 pra fazer bom uso deles.
  3. Aqui em casa eu sempre fui ensinada a não escrever em livros, mas eu gosto de ver exemplares anotados. Me ajuda a ter outra visão sobre o mesmo texto, ou prestar mais atenção em algum trecho
  4. Pra driblar o “não rabiscar em livros”, eu adquiri incríveis adesivos em forma de seta pra colocar neles. Eles agora ficam cheios de fitinhas coloridas (para livros que não são de historinha, porque esses eu não paro pra marcar nem a pau, senão perco o ritmo da história!)
  5. Tenho um desdém enorme por xerox, mas guardo todos os meus livros que precisaram ser xerocados. (é, livro ainda é muito caro, minha gente!)
  6. Eu tentei me organizar uma vez com a LibraryThing, mas me desorganizei tudo de novo.
  7. Costumo pegar um livro aleatoriamente,  abrir bem no meio e ler algum trecho pra ver se me encanta.
  8. Adoro sebos porque eles têm todos os exemplares que eu queria ter em casa por um preço super em conta. Pena que eu não tenho dinheiro para comprar tudo que eu gostaria.
  9. Ah, e eu vendo livros que não gostei. Não serviu pra mim, espero que sirva para outro alguém.
  10. Eu fuço em doações de livros alheias. E ainda tenho a cara de pau de pedir, se algum livro me interessar.
  11. Durante as refeições, se não estou conversando com alguém ou não tem TV ligada, eu tô lendo algo: revista, panfleto ou caixa de sucrilhos.
  12. Na minha adolescência, quando tinha que esperar alguém no shopping, eu sempre ficava na livraria. Mesmo que não saísse de lá com nenhum livro.
  13. Aliás, ninguém gostava quando eu queria ir na livraria. Porque eu poderia passar horas por lá sem me entediar.
  14. Eu durmo lendo livro chato. (saibam que a faculdade tem coisas quase insuportáveis)
  15. Eu já falei de muito livro sem ler. E já pesquisei muito no google antes de uma prova. (Eu não li “A montanha mágica” até o final, e não me arrependo. Livro chato demais.)
  16. Adoro resenhas detalhadas. Sem essa de contar a história superficialmente, detalha os cantinhos, conta os pontos altos, poxa!
  17. Eu sou capaz de ler diversos livros ao mesmo tempo, e alternar entre as leituras quando uma delas me enche o saco.
  18. Não faço questão de lembrar detalhes de livros. Tipo nome de um personagem que apareceu uma vez na história, ou a cor do carro do namorado da protagonista. Eu lembro a história, e pronto. Talvez isso seja uma falha de leitura, mas é assim que funciona comigo.
  19. Não me importo se alguém me conta o final. Eu quero saber da história, o final é detalhe.
  20. Eu ganhei uma coleção de livros do Paulo Coelho. E li. E agora eu posso dizer, com propriedade, que a fórmula é sempre a mesma.
  21. Eu lembro do primeiro livro que eu mesma li. Chamava-se Vupt, a fadinha.
  22. Não é raro que, na pressa por saber o que vai acontecer, eu perca algumas informações. E aí lá vai eu voltar pra entender direito…
  23. Não gosto de ler em biblioteca. Aquele silêncio ditador me oprime.
  24. Eu leio a última frase do livro antes de começar a ler.
  25. Eu não entendo poesia. Costumo ler rápido, já que elas normalmente são curtas. Aí quando vem alguém dizendo como é linda aquela passagem, eu faço cara de paisagem
  26. Eu tenho receio de ler livros depressivos e ficar depressiva também. Então eu guardo num canto e deixo pra ler quanto tiver extremamente feliz.

E você, como se relaciona com os seus livros?

14 opiniões sobre “Meus hábitos de leitura

    • @Mariana,
      Hahaha! Não leve a mal, é que eu achei extremamente curioso – e ousado também.

  1. huauahuahau Eu adoro usar caneta de marcar texto nos meus livros, parece que somente assim eu guardo as informações. rs….

    meus livros são todos cheios de riscos amarelos!!

    Abraços

    • @hanashiru
      Ah, eu tenho dó de usar marca-texto… Eu usava lápis, mas depois que descobri as fitinhas auto-colantes, super fáceis… Aí eu tenho que ir na papelaria e comprar de montes!
      =)

  2. Pois eu não consigo rabiscar, marcar, dobrar livros de jeito nenhum… Parece um daqueles pecados de origem cristã que vai me levar direto para o fogo do inferno..rs.rs.rs.

    adorei sua lista. :)

    • @Kél,
      Eu conheço muita gente assim também. Fui criada nesse estilo, nada de amassar página, dobrar cantinho, riscar, melecar de bebida, nada.
      Mas depois que vi alguns exemplares anotados, percebi que eles tinham muito mais vida que um exemplar super bem cuidado.

      Não que eu goste de livros xexelentos, mas acho que um toque pessoal da sua leitura faz toda a diferença.

      Tenta os adesivos, eles são **removíveis**, não deixam marcas, perfeitos pra deixar o livro bonitinho. E limpo.
      (e assim vc garante sua passagem para o céu literário! hahahaha)

  3. “Na minha adolescência, quando tinha que esperar alguém no shopping, eu sempre ficava na livraria. Mesmo que não saísse de lá com nenhum livro.”

    Acontecia a mesma coisa comigo. Quer dizer, ainda acontece. Se acompanho alguém ao shopping, a livraria é parada obrigatória.

    Jacqueline, coloquei um link de meu blog para o seu, na postagem de “Meus hábitos de leitor”. Dá uma conferida:
    http://www.viscerasliterarias.com/2009/02/meus-habitos-de-leitor.html

    Abraços!

  4. Como você já leu a minha lista, vou dizer só que adorei a sua e que temos algumas coisas em comum, como “pegar um livro aleatoriamente, abrir bem no meio e ler algum trecho pra ver se me encanta” e ler a última frase do livro!
    Pára tudo! Você é de SJC? Nossa, finalmente encontro algum joseense na blogosfera! Há anos estou aqui (em SJC e na blogosfera, embora com 4.352.698 blogs diferentes e já mortos) e nunca encontrei ninguém daqui que escreva um blog! *drama queen mode: on*
    Legal. Tem uma galera nos seus comentários que já conheço como leitora, como o nosso querido Inagaki. Gostei!
    Vou pôr um link pra sua lista no meu blog e te adicionar no Twitter, ok?

    beijabraço!

    Lilian

  5. Cara, eu poderia copiar a tua lista toda. Eu também leio durante as refeições, leio o último páragrafo do livro antes de tudo, não entendo poesia e se cair numa livraria só saio resgatada! uhauahahauuahau

    Mas sabe, depois que eu comecei a trabalhar com internet, eu simplesmente abandonei os livros, o que é (e se não é deveria ser) uma vergonha! Estão todos ali guardadinhos, nunca mais troquei, nem adquiri novos, bah.

    Na verdade, teu texto me deu até vontade de ir fuçar nos meus velhos amigos! hahahahaha

    Um beeijo, mulher! :D

    • Putz, Mi, pior que a gente dá uma boa fugida dos livros às vezes.
      Eu passo o ano inteiro lendo por causa da facu, mas qdo chega as férias não leio nada. Acabo gastando as férias todas em sono e internet.

      Pq se tem uma verdade sobre a internet é que ela consegue comer as horas dos meus dias sem eu nem sentir.
      Mas faz parte. Eu ainda me divirto muito – e também leio um monte – nesse mundo virtual.

      E a gente devia é parar de ler caixa de sucrilhos no café da manhã e começar a ler livros né? Super mais produtivo. =)

      Ah, e eu tô pensando seriamente em abrir um clube pras pessoas que não gostam de poesia. Porque das duas uma: ou a gente é muito tapado, ou essa galera que gosta de poesia tá enganando a gente! hahahahaha

      Beijo!

  6. hhohoho eu não resisti a esse seu último comentário Jacqueline “parar de ler caixa de sucrilhos no café da manhã e começar a ler livros ” … eu leio desde os componentes químicos de sacos de açúcar até instruições para fazer chá mate ou suco em pó mas os livros mesmos estão cheios de teias de aranha, sabe né faculdade de engenharia não te toma tempo te toma a vida mesmo auauauua
    @____@

    mas bem o meu maior vício literário é sempre ter um livro na cabeceira da cama ou perto do travesseiro, nem que eu já tenha lido o bendito mais de 30 vezes ou tenha deixado ele abandonado as traças, se não fizer isso o sono não vem .. a minha preferência são os livros do Nietzche que só de olhar a capa vc fica com aquela tonturinha mental e acaba esquecendo os problemas banais de uma existência banal

    já minha mãe que está terminando o doutorado vire e mexe fica levando os livros dos pensadores como platão, aristótales , marx, jung e por ai vai pra passear
    cada um com seu hábito literário!!!

    … mas papeizinhos autocolantes são TUDO de bom heheheh

    flw

    • @lorduakiti,

      O engraçado é que as pessoas acham estranho, mas a caixa do tigre tá ali, pedindo pra eu ler! Tem tanta informação sobre como as vitaminas e minerais são importantes pra mim, tantos escritos pequeninhos sobre como os valores da tabela só funcionam para dietas baseadas em tantas calorias, que eu preciso saber o que tá escrito.

      É igual ao adesivo bem pequeno que eu vi num carro uma vez, tava escrito assim: “bobo é assim mesmo, tudo que vê quer ler”. Pois eu sou uma bobona.

      E essa de livro de cabeceira eu já tive uma vez, de deixar o livro no criado mudo e ler algumas páginas por noite antes de dormir. Mas como agora eu estudo literatura, os livros ficam comigo o dia inteiro, e tudo o que eu quero antes de dormir é não ler. Mas pros leitores normais, isso é uma ótima dica.

  7. Muito legal seu post sobre leitura me identifiquei com muitos pontos como também que vi que sou totalmente ao contrario sobre outros pontos como odeio escrever em livros e adoro silêncios ditadores, qualquer barulhinho já me distrai

  8. “Costumo pegar um livro aleatoriamente, abrir bem no meio e ler algum trecho pra ver se me encanta.”
    Foi assim que eu conheci muito autor interessante, é legal saber que tem mais gente que faz isso ^^b
    (digo isso porque sempre me acharam estranha por ficar lendo trechos aleatórios de livros na biblioteca ¬¬’)

Os comentários estão desativados.