Campus Party 2009: o que você precisa lembrar de levar

Daqui a uma semana, a Campus Party vai acontecer de novo no Brasil. Depois de muito sucesso da sua primeira edição, que aconteceu na Bienal do Ibirapuera, agora o maior encontro nerd-geek-blogueiro vai acontecer no Centro de Exposições Imigrantes, onde vai abrigar o DOBRO de participantes. O evento não foi só interessantinho, nem reuniu só projetos de Bill Gates. Teve muita gente interessante e descolada aparecendo por lá, teve muita movimentação, e agora vai acontecer tudo de novo.

E eu, eu vou estar lá de novo.

Vai chegando mais perto e é hora de lembrar o que levar. Eu já fiz isso ano passado, antes de ir, mas agora eu posso revisar a listagenzinha que fiz, baseada em várias viagens e na experiência do ano anterior. Considerem uma repaginação do “Preparando-se para a Campus Party.

O caminho
Amigo, não adianta nada se programar todo e não saber como vai chegar. Agora é a hora de procurar caronas, caravanas, ou, em última hipótese, um mapa. Veja os horários dos ônibus, reserve sua passagem. E seja discreto ao carregar suas muambas tecnológicas. Não vá saindo por aí de notebook na mão só porque você é um campuseiro.
Se você for de carro, é bom ficar logo esperto com a questão do estacionamento. Na CP08, na Bienal, tomei uma multa por não escrever direito naquele cartão da zona azul. E olha que ía trocar de 4 em 4 horas.

O que levar?campus_party
Você precisa levar tudo o que levaria para uma viagem normal, e considere que você não estará em um hotel, e sim em uma barraca, dormindo no chão duro. Leve toalhas, objetos para higiene pessoal, roupas suficientes para todos os dias… e não se esqueça do desodorante e de um colchonetezinho. Faz um calor absurdo nessa época do ano, e não vá fazer igual a índia aqui que levou um edredom para dormir em cima achando que fazia efeito de colchão. Não faz, e vai doer muito as suas costas. Leve um colchonete, ou um daqueles colchões de ar muito legais e fáceis de carregar.

E não vá me esquecer dos seus documentos, do cartãozinho do convênio (nunca se sabe quando vai precisar), documentos do carro para aqueles que forem motorizados e dinheiro. Não esqueça também todos os tipos de carregadores que você pode precisar – do celular, do notebook, do que seja. Leve tudo, tomada tem de sobra.

Como se vestir
Pense que você está semi-de-férias. Vista-se de forma confortável. Chinelos, papetes, sandálias, abuse de todos eles. O calor é grande, apesar do ambiente ser refrigerado. Ficar de pés de fora ajuda a manter a temperatura amena.

Mas lembre-se: não é woodstock, não é concentração do sopão. Não abuse de visuais mulambentos demais. Quem sabe ali você não vai cruzar com alguém que pode te dar uma super oportunidade. Não custa economizar na extravagância.

Levando os badulaques tecnológicos
Leve você desktop ou laptop, fique atento ao que você precisa levar que vá te garantir conforto. Se for levar desktop, não esqueça os cabos do monitor, nem o estabilizador, pois as tomadas são distribuídas “uma pra cada”, mais ou menos. Eventualmente você vai poder usar duas tomadas, mas é melhor se precaver e levar réguas que permitam que você use uma apenas. Se for de laptop, não se esqueça do mouse, do cabo para carregar a bateria, de baterias extras, caso tenha, e de hubs USB que facilitam um montão. Faça uma lista de tudo que é necessário para não esquecer algo crucial.

E lembre-se: só o BACKUP salva. Guarde todos os seus arquivos preciosos em algum outro lugar, internético ou físico, de sua preferência. Nesse caso, vale o jargão de que o seguro morreu de velho. E que atire o primeiro mouse aquele que nunca perdeu algo por ficar sem backup. No post do ano passado eu detalho bastante como fazer um backup, então se precisar de uma ajuda mais específica, dê uma conferida.

Normas básicas
Todo evento desse porte tem regras, é lógico. A CP também tem. Ano passado havia boatos de que não era permitido sexo nas barracas, e houve problemas com o pessoal que queria voltar para o pavilhão depois da meia noite. Ao que tudo indica, ninguém terá problemas com esses dois itens:  os seguranças não estão instruídos a interferir no caso de barracas balançantes (mas seja discreto e silencioso, por favor!) e não haverá problema em entrar e sair dos pavilhões.

Também não é permitida a presença de pessoas fumando dentro dos ambientes, mas com certeza haverá um fumódromo. Destruidores dos próprios pulmões, não entrem em pânico. Tudo pode ser resolvido com a boa e velha camaradagem dos fumantes.

Cuidado também pra não colocar na mochila aquele seu canivete suíço multiuso super legal, porque ele é considerado arma branca, e você será barrado se encontrarem. E se você pensou em levar um patins ou um patinete, não será permitido. A não ser que você seja da organização do evento. Ou seja o Luli Radfahrer.

Lembre-se de levar fones de ouvido (à la gamers ou à la ipodders) porque ninguém é obrigado a ouvir o seu som. Preze pela boa convivência e não vá testar aquele seu virus novíssimo na rede ultra master da CP. Seja bonzinho.

img_4279

banheiro masculino

Dicas de uma veterana
Pra quem nunca foi, eu incentivo muito, vai ser super legal. Mas não espere luxo das acomodações. Então, eu vou lembrar de alguns percalços que tive, pra ajudar os novatos a pensarem em soluções antes de botarem o pé na estrada.

O ambiente vai ser diferente do ano passado, e as instalações podem ser melhores. Mas prepare-se sempre para o pior.
Tomar banho na CP era um show de malabarismos. Não havia muito onde pendurar roupas e coisas. Sorte que a Telefonica distribuiu uma bolsa muito útil para levar para o banheiro. Então arranje uma bolsa de tamanho médio para colocar sua toalha, necessaire e roupas sujas durante o evento, e carregue ela com você quando for tomar banho. Ajuda bastante. (e pelamordedeus, não esqueça de um chinelo, ou você vai ter que pisar nessa sujeirança toda! –>)

Você vai sentir fome noturna. E se você é um desses sujeitos, já faça de antemão uma bolsinha de comilanças. Pense em tudo que não precisa de geladeira. Como eu não tinha comprado a alimentação, até topei toddynho sem gelar. Também arranjei um ziplock e garfinhos descartáveis para jantar Cup Noodles quando não saía do pavilhão. Quebra um galhão e alivia a fome noturma. Eu recomendo levar alguns.

Leve uma toalha fininha, não aquela que absorve até a alma e que pesa 3x mais. Você vai secar a toalha em cima da barraca como todo mundo, e se ela for muito pesada, vai demorar pra secar. E todo mundo sabe que toalha molhada é um saco. Leve também uma toalha de rosto pra quando você for escovar os dentes e lavar o rosto pela manhã. Você economiza papel e pode secar o rosto sem ficar com aquele cheiro de papel cinza.

Pé na estrada
Depois de preparar com toda a atenção a sua bagagem, pé na estrada! Lembre-se que os portões serão abertos às 12h da segunda-feira dia 19, então não adianta chegar antes – e na verdade, nem muito perto desse horário, já que vai estar bem cheio e com filas gigantes. Mas se você já quer ir fazendo amizades na fila, vale a pena.

De uma forma ou de outra, espero que a gente se encontre por lá. Quando eu estiver in loco, aviso pelo twitter.

A minha mala já está na metade. E a sua, tá pronta?

Anúncios

6 opiniões sobre “Campus Party 2009: o que você precisa lembrar de levar

  1. wow show de bola seu tutorial … foi uma mão na roda pra mim que apesar de viajar pakas pra eventos estava numa baita dúvida do que fazer sobre a campus party!!!

    minha mala também está pela mentade mas a espectativa é emocionante heheheh

    t+ e continue com seu ótimo blog….

  2. Artigo muito bom! Mão na roda total, ainda mais para quem será a primeira vez no evento. :)

    Gostei da ideia dos talheres descartáveis, não tinha pensado nisso!

    A gente se esbarra por lá :D

    • Vitor,
      os talheres descartáveis me salvaram, bem como o potinho de ziploc.
      Saca só: água no potinho, potinho semi-tampado no microondas. Esquenta a água. Aí vc coloca a água quente no Cup Noodles: janta pronta! E tem todas as variações de sabor que o Cup Noodles oferece!

      Também serve praquela inevitável fome noturna!!

      Receita simples, naaaada parecido com o prato fundo.
      =D

      Nos vemos por lá!

  3. É a primeira vez que passo por aqui.
    Adorei seu texto.
    Mesmo sendo de “utilidade pública” – ao menos para todos aqueles que vão ao evento – ele revela uma pessoa absolutamente generosa e, sem dúvida, de comportamento up to date. Parabéns :)

    • Josafá,
      Obrigada pelo elogio! Achei que podia ser útil dar umas dicas de sobrevivência na Campus Party para quem não foi ano passado.
      Afinal, estar preparado é sempre melhor!

Os comentários estão desativados.