Natal e Fim de ano com Meus Parentes

*publieditorial*

Todo fim de ano é sempre a mesma história: peru de natal, rabanada, muito panetone, chocotone, sorvetone e todas as variações de panetone do mercado numa grande mesa igual àquela do comercial reunindo a família.

Certo? Errado!

Tem de tudo na tal mesa, desde fruta da época, aquele pavê da sua tia que veio balançando no carro e tá com uma cara suspeita, a grande experiência que a sua mãe fez depois de ver na Ana Maria Braga aqueeeela receita pro natal… Enfim, a sua mesa não é aquela do comercial. E nem seus priminhos. E nem os seus primos crescidos. Nem seus tios, depois do primeiro copo.

Eu e minhas irmãs temos a teoria de que o natal funciona bem até a 1h do dia 25. Depois disso, desbanca. Até a 1h, estão todos chegando, se vendo, conversando, falando da vida, do mundo, das coisas, e preocupados com as comidas. À meia noite, todos se reúnem e comem (okey, existem variações de horários de família pra família, mas a minha é sempre à meia noite!) e até a 1h está tudo certo. Mas e aí? E depois?

E depois você vai arranjar o entretenimento perfeito pro final de ano: juntar a galera da família pra te ajudar a lembrar nomes, datas e casamentos. Pra que? Pra montar a sua árvore genealógica.

Eu cheguei a falar sobre o Geni aqui, um serviço de montagem de árvore genealógica bem completo, que permite inclusive imprimir tudo depois (e enquadrar bonitinho e dar de presente pra vovó, que costuma adorar essas coisas de família), mas ele é todo em inglês. E estamos no Brasil. E acreditem, muita gente ainda não conhece nadica de nada de inglês. Tem um tempinho já que a Sílvia, do Meus Parentes, me convidou pra conhecer o sistema deles, que já foi traduzido para vários idiomas, inclusive o português. A idéia é a mesma do Geni e de qualquer sistema de construção de árvores genealógicas, que é apresentado em forma de uma espécie de fluxograma em que você vai adicionando o pessoal da sua família. Fácil assim.

genealogialogo-faq-pt

Um clique aqui, outro ali, e você tá incluindo a família inteira na árvore. Como era mesmo o nome do Zeca? Como se chamava a mãe daquele seu primo de 2º grau que foi morar na França? É hora de botar a memória para funcionar. Se estiverem no pique, tentem incluir os aniversários. É a parte mais difícil, mas também a mais útil, pois esses sistemas costumam avisar por email quando um aniversário está próximo. Dá pra fazer quase de tudo, colocar fotos, adicionar informações biográficas, profissão, muita coisa! E se você tiver problemas em qualquer parte do processo, não deixe de consultar a ajuda do “Meus Parentes”, que é muito detalhada e objetiva.

E não vá achar que você tem uma família muito complicada pra montar uma árvore genealógica, porque o Meus Parentes lida muito bem com a história de padrastos, meios-irmãos e toda essa sorte de coisas das famílias de hoje.

Já viu que nesse natal vai ter bastante coisa pra lembrar! Quer dica melhor pra entreter numa reunião de família?
Um bom natal e uma ótima construção de árvore genealógica pra você!

Anúncios

2 opiniões sobre “Natal e Fim de ano com Meus Parentes

  1. Pingback: Geni: faça sua árvore genealógica online « Pensamenteando

  2. Oi Jacqueline,

    sou o diretor de comunicação do site MeusParentes.com.br e gostaria já em nome de minha colega Silvia, agradecer pelo artigo. Ficou realmente muito bom. Gostaria de te sugerir que colocasse também à disposição dos seus leitores um link para a versão brasileira da plataforma. O texto e os termos usados estão adaptados para os usuários do país.

    Grande abraço e um bom fim de semana.

    Ricardo Peixoto

Os comentários estão desativados.