Validando seu blog wordpress.com no Google Sitemaps

No meu mundo de clicks diários, acabei caindo no FAQ do interney.  Uma das considerações dele era uma coleção de “bons motivos para usar o Google Sitemaps”. Eu já tinha estado lá no Sitemaps, mas não sabia exatamente como ‘validar’ o meu blog, já que, apesar do domínio ser meu, ele está hospedado no wordpress.com, e eu não tenho tanta autonomia assim sobre ele.

Num momento de (in)sanidade, eu pensei: será que eu consigo dar upload no HTML que eles querem?!
O meu lado racional denunciou que todos os arquivos hospedados no wordpress.com tem endereço semelhante a http://nomedoseublog.files.wordpress.com/….” e assim vai. Não ia funcionar.

A única forma seria conseguir colocar um arquivo como uma…. página.
Nesse momento tive um insight e pensei: e se eu der o nome da página de “gogle124verificador.html”?

Pois foi exatamente assim que funcionou, amiguinhos.
É simples: se eu digitar http://lafloufa.com/sobre.html o wordpress automaticamente redireciona para a página http://lafloufa.com/sobre

Ou seja, se você criar uma página usando no nome o código que o google te dá, o endereço que o google precisa irá automaticamente ser redirecionado para a página bizarra que você acabou de criar.

Vamos ao passo-a-passo para ficar bem claro.

1- Primeiramente, você deve adicionar seu site ao Google Sitemaps

2- Logo na sequência, o Google Sitemaps vai pedir para você validar a existência desse site, de forma a provar que ele é realmente seu. Para quem tem o domínio e a hospedagem, todas as formas são simples. Mas se você usa o wordpress.com, selecione “upload HTML file”.

3-Nessa etapa você deve pegar o nome do html que o google pediu para você fazer upload (“google1288fhjjkgkheh”, por exemplo) e criar uma página com ele. Atenção! Precisa ser uma página primária, principal (Main Page).

4- Depois de publicar a sua página, peça para o google verificar. Assim que for verificado, você pode excluir a página sem maiores problemas.

Usuários do WordPress.com, bem vindos ao Google Sitemaps.

8 opiniões sobre “Validando seu blog wordpress.com no Google Sitemaps

  1. Pingback: Colocando Blog no Google SiteMaps « meuslinks

  2. Você é 10 ! cai no seu blog sem querer e achei o que estava precisando ha tempos !!!

    Abraços e obrigado pelas belas dicas que teu blog tem !!!

  3. Koala Loko,
    Obrigada pelos elogios!
    Eu também demorei um tempão para descobrir várias coisas, então acho interessante ajudar quem também procura as mesmas soluções que eu a achar mais depressa!

    Abraços!

  4. Comentário um pouco atrasado, hehehe. Mas muito obrigado pela dica! Estava procurando há alguns dias, ja praticamente conformado de nao conseguir verificar meu blog. Tinha até tentado fazer algo parecido, mas não raciocinei direito e acabei deixando o .html no final da pagina. Obvio que nao funcionou. Obrigado mais uma vez!

Os comentários estão desativados.