Twitter e os bons usos de ferramentas web

O Twitter é a nova febre brazuca. Já somos cerca de 7% do tráfego de "tweets" e é possível que, em breve, o Twitter tenha a mesma repercussão do orkut: adaptação da plataforma para português em virtude do número de acessos.

Pra quem ainda não sabe, Twitter é uma ferramenta web que se propõe a ser um agregador de logs do dia-a-dia das pessoas. A idéia é simples: a qualquer momento você pode responder a pergunta principal do Twitter, que é "o que você está fazendo agora?", e a sua resposta é encaminhada para todos os que querem saber sobre os seus logs. Para isso, as pessoas "seguem" umas às outras, recebendo via Twitter ou via celular (o twitter tem integração com SMS) os pequenos logs "twittados". Entretanto, há uma limitação: 140 caracteres apenas, por vez.

A princípio, parece uma ferramenta fútil, até mesmo voyer. Querer saber o que as pessoas estão fazendo, de forma tão sistemática, parece doentio. E muitos pensaram assim. Porém, como qualquer outra ferramenta, seu uso pode ser distorcido. O que parecia o ápice do voyerismo humano transformou-se numa forma de articulação da comunidade online, de captação da movimentação em um determinado meio, de recepção de notícias e de contato diário com pessoas que, muitas vezes, nem mesmo conhecemos.

Isso porque ao invés de responder à questão proposta pelo Twitter, os usuários passaram a ignorá-la e falar sobre o que bem entendessem. Criaram métodos de articulação de conversas, como o uso do "@" para direcionar uma mensagem para alguém e de tags, a partir do uso de "#" ("@usuário E aí, sentiu o #terremoto aí também?").

Com isso, uma comunidade passou a declarar virtualmente suas percepções e opiniões, surgiram pesquisas instantâneas, avisos, e até mesmo a publicação de manchetes de grandes veículos sintetizadas em 140 caracteres. Twitter virou sinônimo de atualização instantânea.

140 caracteres são suficientemente objetivos para se divulgar notícias, opiniões e links interessantes. Veículos de notícias como o G1, BlueBus, INFO online, IDG Now, entre outros passaram a usar o sistema do Twitter para distribuir versões mínimas das manchetes de suas principais notícias.

Portanto esse tipo de ação responde, mesmo que tardiamente, a pergunta que o Jornal de Debates propôs na Campus Party: "O orkut é fútil?"

Acredito que as ferramentas podem ser usadas de forma útil ou inútil. Como sempre, não é o Twitter, ou o orkut, ou os blogs que devem ser rotulados, mas sim os usuários que estão por trás dessas ferramentas.

Anúncios

6 opiniões sobre “Twitter e os bons usos de ferramentas web

  1. Interessante se o Twitter nao foi criado comfinalidade de poder mandar mensagems para pessoas de forma direta(uso das tags), mas ja que criaram essa tecnica pode ser que o Twitter tenha evoluido e essa tecnica seja considerado algo relevante, nao?

  2. Ike,
    Até onde conheço o uso de tags foi algo criado pela comunidade que usava o Twitter, e depois incorporada pelos desenvolvedores.

    A primeira idéia era apenas mensagens de 140 caracteres, sem outro tipo de interação. Mas a comunidade mudou isso, e hoje em dia já existem inclusive aplicações web feitas especialmente para o Twitter.

    Será que podemos pensar que o Twitter foi um projeto que começou pouco ambicioso, que ganhou status e relevância devido à comunidade de usuários? Ou que ele é um projeto bastante aberto, o suficiente para que a comunidade possa intervir de forma maciça?

  3. O Twitter realmente vem promover uma nova interface de comunicação entre pessoas de diversos lugares, no meio desse mundo tão corrido e ocupado.

    É muito interessante ver profissionais que eu admiro comentando sobre novidades, sugestões, novidades técnicas, mas também falando sobre seu estado emocional, dificuldades técnicas, ou que está jogando videogame ou saindo com a namorada. Através do Twitter é possível explorar um lado mais humano dos seus usuários e, de certa forma, participar da vida das pessoas que geralmente você não veria no seu dia a dia, e que são pessoas fantásticas de se conhecer.

    Uma coisa muito interessante no Twitter, é facilidade em postar de dispositivos móveis, como celulares, smartphones, palms…

  4. Adriano,
    Interessante voce mencionar a prática de posts onde uma pessoa que escreve sobre um assunto tambem falar sobre a vida pessoal. Tive um dia desses uma conversa com um engenheiro da Microsoft dizendo que eles são desaconselhados a fazer esses tipos de posts; e me recordo de um blog de uma pessoa ligada ao Google que teve complicações na empresa por um post inocente falando que nao conseguia utilizar uma ferramente dentro de sua casa. Mas isso já e outra dicussão nao?

  5. Thalis,
    Realmente, o Twitter tem estado bastante instável nos últimos tempos, mas até onde eu tenho notícias isso se deve à falta de robustez dos servidores do serviço.
    Provavelmente, de acordo com o upgrade dos servidores, a situação deve melhorar.

Os comentários estão desativados.