Preparando-se para a Campus Party

E então você conseguiu a sua inscrição para a Campus Party: desembolsou aquela graninha, conversou com o pessoal da empresa, descolou aquele “paitrocínio” ou alguma daquelas promoções te premiou. Mas, e agora? Com a Campus Party chegando, você que nunca participou do evento (assim como eu) não sabe exatamente o que levar e o que fazer. Como eu também estava nesse barco, resolvi buscar algumas respostas para nossas dúvidas.

Preparando-se
A primeira coisa a pensar é como você vai chegar à Campus Party. Existem caravanas que saem de algumas cidades em direção à Bienal do Ibirapuera, mas se você não estiver em uma delas vai precisar se virar. Acima de tudo, arranje um mapa.
Se você for de ônibus, preveja o seu itinerário e tenha um itinerário B pra caso algo saia errado. Se for de carro, planeje duas rotas, e lembre-se que precisará providenciar estacionamento para o veículo.

O que levar?homem mochila campus party
O site oficial da Campus Party dá algumas dicas sobre o que se deve levar. Se você for levar o seu computador, lembre-se de levar todo o aparato que for precisar. Para os que forem acampar, as barracas não estarão equipadas. Você deve levar seu colchonete, cobertas e materiais de higiene pessoal, como toalhas, escova de dente, sabonete, shampoo, desodorante…
Não se esqueça também de levar seus documentos e coisas que normalmente todos trazem na carteira, mas uns e outros podem esquecer: RG ou carteira de motorista, documentos do carro (para aqueles que forem com seus veículos), cartão do convênio médico e passaporte para os que forem estrangeiros.

Caso ache necessário, você também pode levar medicamentos de uso contínuo e alguns medicamentos básicos como analgésicos ou antiinflamatórios, mas haverá serviço médico disponível 24h por dia durante o evento.
Também não esqueça o carregador do celular, ou você pode ficar incomunicável!

Como se vestir?
Acima de tudo, vista-se confortavelmente. Serão diversos dias de palestras e oficinas e estar com aquele sapato apertado ou aquela calça que te incomoda não vai ajudar. Entretanto, confortável não significa molambento; tente vestir-se de forma casual.

Atenção para as normas!
Como todo grande evento, a Campus Party tem normas que visam garantir o bem estar de todos os campuseiros.
É proibido portar ou consumir álcool ou tabaco, bem como quaisquer substâncias psicotrópicas dentro dos lugares habilitados para a Campus Party. Também não será permitido levar aparatos elétricos, materiais inflamáveis ou qualquer artigo pirotécnico como foguetes ou fogos de artifício. Materiais cortantes, armas brancas e armas de fogo também estão proibidas, bem como qualquer outro material que a organização do evento julgue perigoso. A boa convivência deve ser mantida: estão vetadas agressões físicas e/ou verbais e o uso de caixas acústicas; portanto, não esqueça seu fone de ouvido.

Também não vai dar certo querer levar aquele amigo pra conhecer a parte interna, se ele não estiver fazendo parte do evento e não estiver devidamente credenciado. Assim sendo, não serão concedidos passes de visita. E não deixe de conferir todos os dados apresentados na sua inscrição. Segundo a organização, dados que não coincidam com os do documento impedirão a entrada na área exclusiva. Caso algum dado esteja errado, você deve entrar em contato com a organização via email.

Preparando o computador
É preciso pensar que a Campus Party, que também está sendo denominada “nerdstock”, vai reunir cerca de 3000 pessoas, ou seja, haverão cerca de 3000 máquinas ligadas em toda a região da Bienal do Ibirapuera. E ai, como fornecer tudo que todos precisam? É complicado mas é possível. Mas, pra isso, você também deve estar preparado.

O que levar?
Se você decidiu levar o seu “brinquedo” para a Campus Party, lembre-se que vai precisar levar toda a parafernália necessária para ligá-lo em apenas uma tomada. Portanto, não esqueça adaptadores, benjamins ou réguas, dependendo da sua necessidade. Vale lembrar que uma das normas é manter a poluição sonora em níveis humanos, portanto deixe suas caixas de som e amplificadores em casa e traga o seu fone de ouvido ou headset.

Normas, de novo

O evento, que vai contar com uma rede de 5GB, também tem suas normas para a rede. Não será permitida a distribuição de conteúdos ilegais pela rede, e tentativas de invasões de computadores do local serão punidas com a expulsão do evento. Cada usuário é responsável pela infecção do seu equipamento, por isso é recomendável que se faça um backup antes de ir à Campus Party e que se mantenha o antivírus atualizado.

Fazendo backups e protegendo seu computador
Como a segurança das máquinas estará por conta e risco de seus proprietários, eu, que não quero ter trabalho com a minha depois do Campus Party comecei a providenciar algumas precauções.
Uma delas é verificar a existência de qualquer tipo de virus, trojam, spyware e coisas do tipo. Para isso, existem ferramentas de antivírus diversas, bem como outras ferramentas complementares. Eu utilizei softwares freeware: Avast Antivírus, Spybot e AVG Anti-spyware. Garanta primeiro que você não será o agente disseminador de um vírus.

Também é interessante proteger o quanto possível o seu computador de ataques externos, afinal, nunca se sabe se algum engraçadinho não liga de ser expulso do evento. Se você usa o windows XP, mantenha seu firewall ativado e configure da melhor maneira possível. Feche portas e acessos desnecessários, descompartilhe pastas e retire as senhas que eventualmente podem estar gravadas em cache. O blog WinAjuda tem um artigo sobre como fazer tudo isso, passo a passo. Em caso de outro sistema operacional, procure por bons programas de firewall.

Mantenha também um backup dos arquivos importantes, do seu sistema operacional e de documentos diversos que você não quer correr o risco de perder. Existem várias ferramentas que podem te ajudar nisso, mas você pode simplesmente gravar os arquivos em CD ou DVD e seu problema já estará resolvido.

Pé na estrada
Depois de tudo devidamente empacotado, junte toda a sua empolgação e aproveite!
Esse será um evento histórico para a blogosfera e para os setores de tecnologia no Brasil.
Seja cordial, tenha paciência com eventuais atrasos ou problemas técnicos e ajude a fazer dessa festa uma grande confraternização da comunidade virtual. Afinal, a internet é não é uma rede de computadores e sim uma rede de pessoas.

|Primeiros passos, site oficial da Campus Party
|Normas, site oficial da Campus Party
|Reforçando a segurança do seu PC, WinAjuda

Anúncios

3 opiniões sobre “Preparando-se para a Campus Party

  1. Obrigado pelas dicas !! Estou bastante ancioso pelo início do evento …

  2. Pingback: Campus Party 2009: o que você precisa lembrar de levar « Pensamenteando

Os comentários estão desativados.