Pesquisa “Hábitos de Leitura Contemporâneos” chega ao fim

Em 30 de novembro desse ano a pesquisa sobre os Hábitos de Leitura Contemporâneos foi encerrada. Durante os 66 dias em que a pesquisa ficou disponível, foram computadas 314 respostas. Junto com a minha amiga Priscila Lelis, além da contagem geral fizemos também um cruzamento dos dados obtidos para verificarmos a veracidade de algumas informações.

Analisar os resultados dessa pesquisa foi muito interessante. As surpresas foram muitas: o grupo que respondeu a pesquisa tem um bom índice de leitura anual, de cerca de 8 a 12 livros, mas a grande maioria não mantém feeds RSS; grande parte das pessoas também não se restringe a apenas um portal de notícias, sendo frequente o acesso a pelo menos 2 portais; os fotologs são os campeões do não-acesso, enquanto blogs de conteúdo (denominação que visa distinguir os diários online) tem visitas diárias. Infelizmente a área de alcance da pesquisa ficou um pouco restrita, sendo o perfil “paulista-estudante-18 a 25 anos” o mais frequente.

Mas o que eu quero destacar com essa pesquisa foram duas conclusões que foram validadas pelo teste estatístico denominado chi-quadrado. Esse teste determina o quanto os valores testados desviam do resultado matematicamente esperado. Com a ajuda da Priscila foi possível concluir quando dois fatores são diretamente relacionados, estatisticamente falando.

A primeira conclusão foi em relação a sensação de ler mais em qual meio: o papel ou a tela.  70% das pessoas que não possuem feeds RSS afirmam que lêem mais no papel, enquanto que dentre as pessoas que possuem RSS, 65% declararam que lêem mais na internet. Segundo o teste chi-quadrado, essas proporções são diretamente relacionadas, ou seja, o fato de agregar boa parte do que se lê na web faz com que a sensação de quantidade de leitura seja modificada.

A segunda conclusão, que já era esperada, mas precisava ser comprovada, é que o contato com a internet tem relação direta com o nível de conhecimento do idioma inglês. Os motivos são bastante óbvios: grande parte dos jogos, programas e páginas da internet estão em inglês. Quando é preciso, passa-se a ter contato com o idioma mesmo involuntariamente. Aprende-se por associação e por frequência de visualização. Além disso, o conhecimento do inglês possibilita o acesso a uma maior gama de informações que são colocadas online diariamente, tendo o inglês como idioma “universal”.

É claro que a pesquisa não foi tão abrangente como deveria ser, mas é possível desmitificar algumas considerações generalistas que são feitas erroneamente em relação a internet e aos usuários. O contato desde cedo com o mundo web, se feito com supervisionamento, é enriquecedor. Apesar de acessar sites considerados improdutivos ou inúteis, os usuários têm sim consciência e conhecimento para procurar informações proveitosas.

Quem sabe, daqui a alguns anos, outra pesquisa como essa possa ser feita, com um nível maior de abrangência, e nos mostre que nem tudo está perdido no mundo dos bits e bytes.

Anúncios

8 opiniões sobre “Pesquisa “Hábitos de Leitura Contemporâneos” chega ao fim

  1. Trabalho muito bem feito e importante para se adotar linhas de ação por vários segmentos de nossa economia e sociedade.
    Parabéns
    Jefferson Santos

  2. Pingback: A internet está acabando com a Língua Portuguesa. Mentira. | Nossa Via: o conteúdo passa por aqui!

  3. Pingback: Pesquisando os hábitos de leitura de hoje « Pensamenteando

  4. Olá! Gostei muito (mesmo!)da sua pesquisa…
    Seria possível mandar os slides para o meu e-mail?!
    Gostaria de imprimir e refletir com algumas amigas sobre o fenômeno.. talvez nos ajude na elaboração da nossa monografia.
    Obrigada pela compreensão e parabéns pelo trabalho =)

    Rauana.

  5. Olá, gostaria de saber mais dados sobre a sua pesquisa, como por exemplo o método de coleta de dados, o universo e o critério para seleção de amostragem…
    Estou realizando uma pesquisa sobre habitos de leitura tambem e gostaria de ver como ficou a sua, na integra, se possivel. =)

    Obrigada, att, Vanessa.

  6. Estive observando as demais postagens, creio q compreendi a amostragem e tudo mais. Foi realizado um questionario pela internet, e divulgado no blog né?
    Favor ignorar o post acima. =S

    Obrigada.

Os comentários estão desativados.