Pesquisando os hábitos de leitura de hoje

Você provavelmente já ouviu dizer que “hoje em dia as pessoas lêem menos”, apesar de sentir que estamos cada vez mais informados, e que o volume de leitura de cada indivíduo atualmente é bem maior do que era a alguns anos atrás.
Existem também aqueles que dizem que o fim do livro está próximo, ou que as pessoas só lêem na internet, que a produção cultural diminuiu por causa da web, essas coisas todas. Agora eu me pergunto: baseadas em que as pessoas afirmam isso?

É claro que eu tenho a minha própria opinião sobre o assunto, sei em qual das hipóteses eu me encaixo melhor, mas a partir de que momento podemos generalizar a tal ponto de dizer que “hoje é assim”, ou “hoje é assado”?
Eu, eu não sei, mas prefiro poder falar baseada em amostragem. Resolvi criar um questionário rápido e simples que visa coletar informações básicas sobre os hábitos de leitura das pessoas no mundo considerado globalizado e digitalizado. E para que isso seja feito da melhor forma possível, eu conto com a ajuda da minha amiga Priscila Lelis, estudante de Estatística na UNICAMP, para analisar os dados da pesquisa.

Portanto, se você estiver curioso sobre o assunto e quiser ajudar, basta responder o questionário e deixar o seu email ao final das questões. A pesquisa estará disponível até dia 30 de novembro desse ano, às 23h59, e após isso faremos a análise dos dados. Quando esta estiver pronta, enviarei os resultados para os que escolheram recebê-los. Se você não quiser deixar seu email, tudo bem. Eu colocarei uma versão resumida aqui no Pensamenteando e você pode vir dar uma olhada.

Fique a vontade para mandar o questionário para quantas pessoas quiser. Basta encaminhar a seguinte URL: http://tinyurl.com/25lnbx

UPDATE: a pesquisa foi encerrada em 30 de novembro de 2007. Os resultados podem ser acessados nesse link.
UPDATE2: para os interessados, essas foram as perguntas feitas no questionário, que agora encontra-se encerrado: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Final

Veja também:
Produzir e distribuir conteúdo, uma opção que expande conceitos
E quando o papel acabar?

6 opiniões sobre “Pesquisando os hábitos de leitura de hoje

  1. Pingback: Pesquisa sobre os hábitos de leitura

  2. muitas pessoas tem o habito de ler mas nem todos e muitas pessoas nao tem conhecimento e pq sao desenteressadas e nao gostam de ler

  3. Não consegui visualizar as perguntas e gostaria de participar dessa pesquisa. Como devo proceder?

Os comentários estão desativados.