OpenLibrary, a wikipédia dos livros

Para uns parece um plano auspicioso.  Eu vejo como uma lacuna sendo preenchida.
Esse plano é o OpenLibrary. A proposta é simples: juntar todos os livros (ou registros deles) em um único site. Para aqueles títulos que já estão em domínio público, uma central de downloads. Para aqueles que estão à venda, um lugar que levanta todas as livrarias e lojas online que oferecem tal livro. E para nós, leitores,  enfim um lugar confiável para buscar informações sobre as obras.

Eu não vejo nada muito inovador, mas sim um vácuo sendo preenchido. Nos últimos tempos têm surgido diversos serviços de convergência de dados. Para os cinéfilos, lá está o IMDB. Para quem gosta de música, Last.fm e similares. Até para quem curte séries, existe o Orangotag. E para quem ama livros? Onde buscar informações, críticas, elogios, comentários? Na Submarino?
Agora nós, amantes da literatura, teremos o nosso próprio agregador de informações, a wikipédia dos livros.

Mas sabe qual a melhor parte? Está começando agora. E nós podemos ir lá ajudar a construir isso.
Portanto, nada de resenhar livros para lojas online. Agora é a hora de contribuir com o projeto do OpenLibrary.

Assim, quando esse projeto se tornar tão respeitável quanto a Wikipédia, aí então poderemos, com aquele ar nostálgico e orgulhoso, dizer: “eu sei como é, também mandei resenhas para o OpenLibrary.

“Que tal se existisse uma biblioteca que tivesse todos os livros? Não somente os livros que estão à venda, ou os considerados importantes, ou livros em ingles, mas simplesmente todos os livros”
(trecho do “About Us” do OpenLibrary)

Anúncios