Microsoft Surface, a materialização de Minority Report

Não dá mais, nos dias de hoje, pra chamar um filme de ficção por muito tempo. Eu ainda lembro de quando as coisas que apareciam em Minority Report, filme de Spielberg, eram consideradas mirabolantes. Reconhecimento por íris, telas multi-touch…

Minority Report
O personagem de Tom Cruise em sua tela multi-touch

Foi lançado há uns 15 dias um dispositivo, ou móvel tecnológico, criado pela Microsoft. Chama-se Surface.
A idéia que passa, pelos vídeos, é de ser uma mesa que tem o tampo sensível ao toque. Uma grande touch-screen.
Em Minority Report, havia uma tela multi-touch também. Mas o MS Surface ainda reconhece dispositivos que você coloque sobre ele, como por exemplo um PDA, palm, câmera digital ou um mp3player.
Parece incrível.

E realmente talvez num futuro breve nós vamos sentir muita necessidade de uma mesa tecnológica dessa. Há anos atrás, computador em casa era um luxo de poucos, mas pouco a pouco ele se tornou tão banal quanto celular e televisão.

Mas eu gosto de imaginar situações hipotéticas: lá está você no restaurante, como na situação do vídeo. O garçom traz o seu suco e coloca-o na mesa. E em torno do seu copo, pisca a frase “esse suco de laranja tem 90 calorias a mais do que a Coca Cola Zero.” Ou então, lá está o homem com o seu copo de whisky no Microsoft Surface. Ao redor do copo, gira um aviso: “essa bebida tem um alto teor alcóolico. O MS Surface está travando o controle da chave do seu carro que está sobre a mesa, para sua própria segurança.”

É estranho, mas hoje não estamos mais condicionados a ver somente os pontos positivos ou negativos das novas tecnologias. Estamos cada vez mais aprendendo a olhar as boas novas com olhos admirados e desconfiados.
Mas sempre querendo um em casa pra testar!

Pra quem gostou, parece que ele só vai passar a ser comercializado no final desse ano, mas só para empresas. Mas não se preocupem, porque o iPhone foi lançado no início do ano, mas eu ainda não vi nenhuma loja à la Amazon vendendo…

| Pra quem quiser saber mais:
Como funciona o MS Surface?
Veja apresentações do Surface no Youtube
Visite o site oficial do Microsoft Surface

Anúncios

2 opiniões sobre “Microsoft Surface, a materialização de Minority Report

  1. Este Surface da Microsoft parece um mega iPhone fixo na sala…
    Mas concordo que esta é a tendência para o futuro.
    Mouse e teclado são os próximos candidatos ao museu de obsolescência.
    Tentando lembrar o filme Minority Report: a apartamento do Tom Cruise tinha um sistema de projeção de imagens que lembrava o de Guerra nas Estrelas, ou será que estou confundindo?

  2. No filme também é mostrado transferências por wi-fi, como a hora que o Cruise coloca uma placa de vidro ao lado da tela touch-screen, e são transferidas os vídeos para ela.

Os comentários estão desativados.