DailyLit, literatura diária

Via Hermenautas

No ritmo das boas novas do mundo cibernético para a literatura, apresento a vocês o DailyLit.

Daily Lit
http://www.dailylit.com

Não é um serviço extremamente moderno, visto que o site da Fuvest já oferecia isso há algum tempo, mas ainda assim este está melhor estruturado. O DailyLit é um site que se propõe a disponibilizar livros em pequenas partes, que podem ser lidas em questão de minutos, e enviar por email para os leitores ou disponibilizar um feed RSS do livro com exclusividade para quem quiser ler. A idéia é atingir as pessoas que lêem muito o dia inteiro, entretanto não encontram tempo hábil para fazer uma boa leitura de um livro. Normalmente, são profissionais que acessam email diariamente, que tem um PDA, Blackberry ou um SmartPhone e que querem aproveitar algum tempo no seu dia para ler alguma obra literária.Existem diversas obras já disponíveis de forma gratuita (em inglês) como Moby Dick, Madame Bovary, e títulos de Freud, James Joyce e D. H. Lawrence. Os livros são divididos em partes que possam ser lidas em 5 minutos (em média), e assim são disponibilizadas para o leitor. Caso ele tenha mais tempo disponível, pode pedir pela próxima parte. Fácil assim. Algumas leituras podem precisar de bastante tempo: Crime e Castigo, de Dostoiévsky, por exemplo, é composto por 241 partes. Lendo 3 partes por semana, serão necessários quase dois anos pra finalizar o livro. Então vale lembrar de começar por um livro mais curtinho, para poder acostumar com a leitura em dispositivos diferentes do papel.

Acreditem em mim: pra quem trabalha, muitas vezes é frustrante não ter tempo de ler um bom livro. E essa pequenas leituras fazem essa frustração ir embora rapidinho.
E parece uma ótima forma de pessoas que não gostam de leituras muito extensas fora do papel tomarem familiaridade com a leitura online, e apreciarem essa mais nova forma de biblioteca!

| Veja notícia sobre o DailyLit no Blue Bus

Anúncios