Publicando seu livro na web

| Por Jacqueline Lafloufa

Para aqueles que sonham com a carreira e o prestígio dos escritores, a boa nova do mundo moderno é que todos podem aparecer, sem discriminação ou seleção. Se você escreve contos, poesias, romance ou o que quer que seja, está na hora de mostrar isso ao grande público web. Como? Vários jeitos.

Seguindo o estilo folhetinesco, o blogger.com ensina como publicar o seu romance em um blog gratuito, em parceria com um projeto denominado NaNoWriMo (National Novel Writing Month). Trata-se de uma espécie de campeonato entre escritores amadores, que acontece durante o mês de novembro.

Mas vale ressaltar que não é preciso se prender ao NaNoWriMo (e nem

mesmo ao blogger.com), e sim entender o conceito: você pode publicar seus textos, ou até mesmo seus futuros livros, com uma ferramenta de blog. Para manter os direitos sobre o que você escreveu, basta escolher uma licença Creative Commons para a sua publicação. Um exemplo desse tipo de publicação é o livro-blog “O Chefe”, de Ivo Patarra.

Ah, você não é fã dessas coisas de publicar na web? Não seja por lulu2isso, pois existem diversas opções. Apesar de não ser brasileiro, o Lulu (inglês) oferece um ótimo serviço: coloca seu livro para venda sob demanda. Funciona mais ou menos assim: você envia para o site o conteúdo da sua obra, e define algumas características do seu futuro livro, como as cores da impressão, o tipo de encadernação, imagem da capa, entre outros. Há a opção de decidir, inclusive, quanto você irá lucrar com a sua publicação! Logicamente que o Lulu pede uma comissãozinha, mas é o custo do serviço, não é mesmo?

Para outros tipos de publicação, como seleção de suas melhores fotos ou similares, o Blurb (também em inglês) parece mais interessante. A edição individual das páginas parece ser mais conveniente para esse tipo de publicação; também nesse serviço, é possível anunciar a venda de sua produção.

Com todas essas opções, fica claro que, nos dias de hoje, não são mais as editoras que detém o poder de fazer livros. Você mesmo pode publicar o seu. Na web ou no papel. Power to the people!!

Anúncios