PAN RIO 2007

Os Jogos Pan Americanos no Brasil tem grandes chances de ser um fiasco, a meu ver.

Todos sabem que esses jogos serão o trunfo do Brasil para tentar sediar photo uma Copa do Mundo no futuro. Mais precisamente em 2014. E vai ser vergonhoso que apareçam notícias como essa internacionalmente, no período do PAN.

Rafael Slonik, do Novo Mundo, já fez algumas sugestões para que os problemas do Brasil não atrapalhem os jogos. Como baixar o preço da cerveja, por exemplo. Assim, a população, embriagada, acredita com mais facilidade nas boas novas dos noticiários da TV. Porque, não tenham dúvidas, enquanto estiver acontecendo o PAN não vai haver corrupção, desvio de dinheiro, greves, milícias atacando e morte nos noticiários. Mas há quem diga que não vai haver problemas com o tráfico, não vai ter ônibus queimando, e arrisca até que os índices de criminalidade vão diminuir. Os bandidos vão querer mostrar quem é que manda, e vão ficar numa boa. Assim, o Rio continua a atrair mais turistas pro Brasil, e em outra temporada serão mais carteiras pra roubar. E carteiras recheadas .

Mas tem mais: o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) inventou de proibir os atletas de manterem blogs e/ou sites pessoas no período dos jogos. Eles também não poderão fazer “transmissões” por celular dentro de instalações credenciadas, de forma a inibir utilização desses relatos em meios de comunicação. É como se algum atleta, ao manter um blog, fotolog, ou ao dar entrevista, fosse um concorrente ilegal dos veículos que adquiriram direitos de TV e rádio. Estranho. Durante a Copa da Alemanha os jogadores mantinham blogs, e isso não atrapalhou de forma alguma a mídia, pelo contrário: ajudou a ter fontes fiéis e seguras sobre o que estava acontecendo.

pan rioCriticado pela ação de censura e, por que não dizer, de monopólio de informação, o COB diz que apenas está seguindo diretrizes da ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana) e do COI (Comitê Olímpico Internacional). Claro, nada como dizer que não foi você que criou a regra, e que está apenas seguindo ordens. Até atendente de callcenter sabe disso.

O COB também afirma que essas regras já foram utilizadas em outros eventos. Mas nos Jogos Olímpicos em Atenas (2004) e em Sydney (2000), houveram blogs e fotologs dos atletas, sem problemas.

E não se esqueça, estamos NO BRASIL: se algum atleta descumprir a regra estipulada, pode até mesmo ser eliminado da competição. Uma tristeza. Pelo visto, o blog dos atletas que estava pra surgir na OI vai acabar ficando sem atualização.

Agora, depois do precendente da Cicarelli, será que o COB também vai querer tirar do ar os sites que blogarem sobre o PAN??

Nessas horas que se sente vergonha de ser brasileiro.
Mas então tá. Prefiro mesmo que a Copa não seja aqui em 2014. Tem TANTA COISA pra melhorar nesse país, que não vale nem a pena gastar com Copa do Mundo.

TAGS: , ,

Anúncios