Trazendo para a Blogosfera PT-BR: “Como NÃO comentar nos comentários”

Lorelle VanFossen é uma consultora em webwritting que mantém um blog sobre blogs e a ferramenta WordPress. Lorelle tem alguns artigos muito bons. Textos como os dela podem ser úteis para que a blogosfera brasileira fique cada vez melhor. Então decidi trabalhar em alguns deles, com autorização da autora. São textos diferentes dos originais de Lorelle, mas que pretendem passar os conceitos principais que ela propõe em seu blog. Vale lembrar que os textos ficarão submetidos à Licença Creative Commons que Lorelle escolheu .

COMO NÃO COMENTAR NOS COMENTÁRIOS
baseado em texto de Lorelle VanFossen

Não é raro encontrar para moderar, no sistema de comentários, diversos comentários desagradáveis, impertinentes e até mesmo agressivos. Então acho que é hora de apresentar um guia básico de como NÃO comentar nos comentários.

Não estamos falando sobre spams, mas sim sobre dicas de como comentar e ser responsável pelo seu comentário, de forma a contribuir com a discussão que é proposta pelo post.

1. Diga algo inteligente

Todo mundo olha os comentários do blog. Alguns inclusive respondem aos comentários NO sistema de comentários.
Mas muitas vezes acontece de aparecerem comentários que simplesmente não se consegue entender. E se você não consegue entender, também não consegue responder.

A dica é a seguinte: se você está com problemas pra ordenar os seus pensamentos na hora de comentar, abra o bloco de notas ou outro editor de texto qualquer e escreva o que vier na sua cabeça. E leia. Veja se o que escreveu realmente faz sentido, se tem relação com o assunto do post, se está acrescentando algo à discussão. Se sim, vá lá e comente. Caso contrário, reveja seu comentário e faça as alterações necessárias.

Isso não significa que você deve passar a rever todos os comentários que você fizer em blogs de amigos, fotologs e sites afins. Mas se você quer realmente comentar um assunto que está sendo discutido, diga algo inteligente, de forma que as pessoas possam pensar coisas boas de você. Faça de forma que se possa julgar, a princípio, que você sabe sobre o que fala, que é inteligente e que quer contribuir com a discussão com o seu conhecimento.

2. Pergunte alguma coisa inteligente

Quando for perguntar alguma coisa, seja objetivo, direto, claro e educado. Tente formular a sua pergunta com informações que ajudem o seu interlocutor a responder. Se vai fazer uma pergunta, não seja genérico e superficial: a pessoa pode se empenhar ao máximo para responder da melhor maneira possível, e ainda assim não responder sobre o que você realmente queria saber.

Lorelle cita um caso. Ela escreveu sobre o Livro dos Recordes, e as pessoas passaram a fazer perguntas sobre como os recordes são reconhecidos, se ela poderia mandar uma cópia do livro, e até mesmo comentários se gabando dos próprios recordes. Ela então colocou, na primeira linha do post, um aviso, redirecionando as pessoas que estivessem interessadas nisso para o site oficial do Livro. Mas nem assim funcionou. As pessoas continuavam perguntando coisas que não fazia sentido Lorelle responder em seu blog, mesmo que ela soubesse a resposta.

Vale a pena, antes de comentar, dar uma olhada geral no site/blog. Normalmente as pessoas deixam explícito o assunto do blog e a profundidade com que tratam o mesmo, sendo bem fácil distinguir um blog de um entusiasta em programação e de um especialista em .NET. Tente prestar atenção, assim você pode saber se está realmente fazendo a pergunta para a pessoa mais adequada.

3. Escreva algo inteligente

Algo que também acontece com frequência são os erros ortoográficos. Todos cometemos erros ao digitar, mas vale dar uma revisada no comentário antes de enviá-lo. Tente evitar abreviações em excesso, ou o uso de linguagem de MSN. Escrever com excesso de erros em português, que é a nossa lingua-mãe, só demonstra que houve desatenção, que se é muito jovem, e que não se tem habilidade para comunicar-se.

Se você quer um resposta inteligente para o seu comentário, escreva de forma inteligente. Use períodos completos. Não estou falando de como você deve comentar num blog informal, de um amigo seu. Estou falando sobre colocar comentários em blogs bem escritos, educacionais, informativos. Faça seu comentário alcançar o nível do blog, se você deseja um mínimo de respeito.

Junto com uma ortografia decente e frases inteligentes, tenha um pouco mais de cuidado quando está escrevendo em um blog público, num espaço público da web, onde o mundo inteiro pode ver o que você comentou.

  1. NÃO COLOQUE SEU EMAIL DE CONTATO NO COMENTÁRIO. Se você deseja uma resposta em seu email pessoal, coloque-o no formulário mas não no comentário em si, pois desse jeito todo mundo poderá ver.
  2. NÃO ESCREVA SEU TELEFONE OU ENDEREÇO NO COMENTÁRIO.
  3. NÃO DISPONIBILIZE INFORMAÇÕES PESSOAIS NO SEU COMENTÁRIO.

Mostre um pouco de inteligência e acostume-se com o caráter público de um blog. Se você quer que o mundo inteiro saiba sobre seus negócios, tudo bem. Mas faça isso no seu blog.

4. Acrescente algo à discussão

A natureza interativa dos blogs é um dos mais importantes aspectos de um blog. Comentários são ferramentas de aprendizagem. Quem escreve aprende com quem comenta. Visitantes aprendem com o autor. É extraordinário e estimulante. Portanto faça comentários que acrescentem algo à discussão. Não elogie apenas porque quer ver seu nome publicado na web. Contribua. Mantenha as idéias fluindo.

5. Seu comentário é um mini – curriculo

Seus comentários em blog, e em tantos outros sites, são publicados com o seu nome e o endereço do seu blog, se você o incluir. Quando as pessoas clicam no seu nome, são redirecionadas para o seu blog. Dessa forma, os seus comentários são pequenas “propagandas” de você e de seu blog.

Tente fazer seus comentários como se eles realmente fossem um mini-curriculo, ou como se fossem uma forma de você mostrar seu mérito. Se acharem que você foi coerente em sua argumentação, há uma grande chance de clicarem em seu nome e visitarem o seu blog.

Também faça o possível para que seu blog tenha assuntos relevantes e interessantes para seus visitantes, de modo que eles se empolguem a ler mais. Tenha em mente que, quando as pessoas clicam em seu nome num comentário de um site qualquer, elas estão deixando de navegar por mais tempo naquela página. Considere isso como uma “carta de recomendação”.

Então se todo comentário leva de volta a você, porquê não fazê-lo da melhor forma possível?

(para ver o texto original, acesse o site Lorelle on WordPress)

TAGS:, , ,

Anúncios

Uma opinião sobre “Trazendo para a Blogosfera PT-BR: “Como NÃO comentar nos comentários”

Os comentários estão desativados.