Debate entre Presidenciáveis #1

Ano de eleições, mês de agosto, e já tivemos então o primeiríssimo debate entre candidatos do ano, na rede Bandeirantes. Antes desse debate, o Jornal Nacional já havia entrevistado todos os candidatos a presidente do Brasil nas próximas eleições: Lula, Geraldo Alckmin, Heloisa Helena, Luciano Bivar, Cristovan Buarque e José Maria Eymael. Como se pode notar pelos vídeos, Willian Bonner e Fátima Bernardes não pouparam os pontos fracos dos candidatos, e inclusive se deslocaram até Brasília para entrevistar o candidato e atual presidente Lula, que se recusou a comparecer aos estúdios do Jornal Nacional.

Voltando ao debate de ontem, tenho que dizer que foi um programão para as 22h: passou pela comédia, drama, passou pela gritaria comum dos candidatos e também por períodos de tédio.

Heloisa Helena tem que encontrar um sinônimo para “irréssponsábilidáde” (em seu forte sotaque nortista) senão seu discurso tende a ficar repetitivo; Cristovan Buarque acredita que tudo se resolve com educação, e chega ao cúmulo de transparecer que não existem outras coisas para resolver no Brasil que a “e-du-ca-ção” não possa fazer; Geraldo Alckmin insiste em dizer que a crise de segurança em São Paulo está sob controle, mas acho que o repórter e o câmera da Globo, que foram sequestrados pelo PCC há poucos dias, discordam disso. Já nosso excelentíssimo presidente Lula não “pode” comparecer aos estúdios da rede Bandeirantes para participar do debate. Uma pena, pois ele perdeu a chance de se expressar e inclusive de se defender diante de críticas como a que foi feita por Luciano Bivar que, entre outros, disse que já que o presidente não sabia de nada sobre o Mensalão, talvez não soubesse do debate que estava ocorrendo naquele momento também.

Portanto a meu ver parece que essa eleição tem três reais candidatos: Lula, que apesar de não aparecer em debates e se esquivar de entrevistas continua em primeiro lugar nas pesquisas; Geraldo Alckmin, que mesmo tendo a crise de segurança como sua pedra no sapato está se saindo bem; e Heloisa Helena, com suas propostas que parecem bastante razoáveis, mas que me deixam um pouco receosa. O restante está lá cumprindo tabela, fazendo número.

Mas é interessante ver como corre a política brasileira: mesmo depois de tanto escândalo, o cara que não debate, não se expõe, e ainda fica “mau na fita” em uma entrevista para rede nacional continua bem nas pesquisas, sabe-se-lá deus porquê. Eu deixo minha decisão pro mais em cima da hora possível – ainda vai ter muito debate, entrevista e horário político pela frente. Aliás, quero ver que artista vai dar a cara a tapa aparecendo em horário político e comício dessa vez…

Aguardem, em breve mais debates e mais comentários. Eu estou ansiosa para o debate que a Globo deve fazer em breve. Tomara que o sr. Lula apareça!

Anúncios