Como e quando você conheceu a internet?

O Fábio estava comentando, em seu último post, sobre a nova geração de usuários de internet que, com o advento da banda larga e todas as outras inovações, tem a web infiltrada em seu dia-a-dia.

Fiquei imaginando o que seria dessas pessoas sem a internet. Essa nova geração, dos anos 90, 2000, usa a internet desde… bem pequena! Eu tive o meu primeiro contato com o computador (e consequentemente a internet) por volta dos 12 anos, e me apaixonei pela maquininha. Tá certo que muitos dos bugs eram causados por minha culpa, tentando descobrir como aquilo tudo funcionava e deletando arquivos que eu não havia criado, como os arquivos de sistema, por exemplo. =)

Aliás, uma das minhas maiores curiosidades era saber como um site era feito. Aliás, onde ficava aquilo, já que não estava no computador. A internet pra mim era mais abstrata que Deus.

Entretando, ainda assim eu pude desfrutar de todas aquelas brincadeiras da infância, sem perder o gosto pela web, que aliás eu só acessava à noite, por causa da conexão discada. Hoje em dia, as pessoas passam horas e horas do dia no computador. Um sol lá fora e meninos e meninas de 12 a 20 anos em frente às suas máquinas. Até mesmo meu namorado, às vezes, pede pra que eu espere mais 5 minutinhos (que não raro se convertem em 45 minutinhos) para que ele termine sua batalha / seu personagem.

Mas o que me preocupa um pouco é a forma como as crianças hoje em dia conhecem o computador e a WWW;pra eles, é tão seguro quanto a televisão, tão inofensivo quanto o DVD e o rádio da sala. E não é bem assim que funciona.

Por isso acho sempre interessante os pais e os “mais velhos” (como irmãos ou amigos) darem dicas, explicarem sobre privacidade e segurança na internet, por que sempre existiram os mal intencionados, e num lugar como a web, onde é possível se expor demais, é sempre bom ter uma dose a mais de cuidado!

Anúncios

Uma opinião sobre “Como e quando você conheceu a internet?

  1. Eu conheci a internet em 1995, nos laboratórios da primeira faculdade. Ainda lembro até hoje do primeiro email (no hotmail) e do acesso via BBS (vc não deve ter chegado a ver esse tipo de conexão, ou viu?) com modem de 14.400k. Ontem estava vendo o web.archive.org e encontrei uma “home page” minha de 1997 hehehe Vc está certa quanto ao tempo que as pessoas dedicam à web hoje. É necessário haver equilibrio entre a vida “online” e a vida lá fora… E conheço mesmo pessoas que até deixam de sair, de caminhar, ou mesmo de abrir a janela, e ficam o dia todo de frente para o monitor. Fico especialmente preocupado com crianças menores que 12 anos… Li um artigo uma vez, de pedagogia, que dizia ser essa uma boa idade para começar com computadores… Vc começou bem ;-)

Os comentários estão desativados.