“Conversação” na Blogosfera

Há algum tempo surgiu um assunto bastante interessante na rede de blogs: a falta de “conversação” entre eles. Eu vi primeiramente no Fábio Seixas, e repercutiu um diversos outros lugares, como no sempre bem cotado Brainstorm #9.

É preciso que a gente reflita sobre a idéia de conversação “interblogs”, para que a blogosfera possa ficar cada vez mais interligada e melhor. Quer um exemplo? Como eu teria acessado o blog do Fábio se o Carlos Merigo não houvesse colocado um link lá no seu post sobre blogosfera? (e sua desnecessária “mea-culpa“, afinal o Brainstorm#9 é uma ótima referência!)

Dificilmente eu teria encontrado … E vai pensando aí, onde foi que você encontrou o primeiro link para aquele seu site favorito? Dê uma olhadinha no seu agregador RSS (tipo o Bloglines) e tente rastrear mentalmente de onde foi que surgiu esse seu feed. O Brainstorm, por exemplo, apareceu no meu navegador por intermédio do Usabilidoido. E o Usabilidoido, a partir de uma pesquisa que eu fiz após um curso de usabilidade. Curioso, não?

Por isso que aplicações como o del.icio.us, serviços como o technorati, e a “linkagem” e “tageamento” dos posts são tão importantes. Eles conseguem fazer um elo entre as várias conversas da rede e fazer com que possamos passear por diferentes abordagens de assuntos semelhantes.

Dá até pra reparar como a interligação é importante no Wikipedia. Lá, a maioria dos termos mais estranhos ou complexos têm um link para uma explicação mais detalhada do termo. É uma enciclopédia que possibilita a navegação na maioria dos seus “verbetes” pelos próprios “verbetes”.

Podemos então aproveitar melhor esse recurso, que permite que tenhamos uma visão mais (muito mais!) ampla dos assuntos, e impede que, na tentativa de resumir determinado assunto nos esqueçamos de algum detalhe, ou nos tornemos repetitivos, maculando o tema.

Anúncios