Águia heráldica: dos brasões para a moda

Tudo decorre da minha camiseta para torcer pela Alemanha na copa desse ano. E da minha curiosidade, claro. Estava lá ele, o símbolo amarelo com um pássaro negro ao centro. O que afinal significa aquilo?E com uma enorme paciência e uma explêndida boa vontade, Sonja, da Embaixada da Alemanha em Londres, me deu as devidas explicações, e permitiu que eu entendesse e me aprofundasse no assunto.

Na minha concepção, brasões são versões modernas dos estandartes da idade média, onde espécies de bandeiras com símbolos (como o urso, o touro e até o dragão) eram utilizados pelas tropas para identificar os reinos combatentes.

Desde então, evoluimos, com a utilização de bandeiras nacionais: cada nação possui a sua, com cores e formas que a identificam e, em grande parte das vezes, possuem um significado especial.

Em inglês, brasões são conhecidos como “coat of arms”. E acredite, em muitas “coat of arms” de diversas nações é possível encontrar uma espécie de águia estilizada. Uma ave falconiforme (ave de rapina diurna) pode ser encontrada nos brasões de armas da Rússia, Alemanha, Sérvia e Montenegro, no antigo Império Austro-Húngaro e até mesmo nas moedas de 25 centavos de dólar (quarter dolar).

Deutsche_Reich.png1 Prussiaflag_small.jpg2 Brasao Alemanha3 95px-Austria-hungary-coa.gif4

1. República de Weimar 2. Águia Prussiana com símbolos do império
3. Armas da Alemanha 4. Armas da Áustria-Hungria

O significado da águia é, em geral, relacionado a invencibilidade, coragem, bravura. Para as tribos germânicas, a águia era o pássaro do deus Odin.

Mas o curioso é notar a crescente “aparição” dessa águia heráldica (de brasões) na moda: são mochilas, bonés, moletons e jaquetas com a águia estampada. Entendo que muitas vezes compramos as peças sem conhecer o real significado de suas estampas, mas podemos pensar também pelo lado de quem as produz: por que colocar um símbolo com uma carga de significado tamanha em modelos para jovens?

A príncipio deve-se estranhar no mínimo o significado de invencibilidade. Pensar-se invencível é considerar-se o Super Homem (ou a Mulher Maravilha).

Muito estranho. Bom, mas nunca se sabe. Vai ver é só uma influência qualquer, ou um modismo, que logo passa. Ou pelo menos assim eu espero!

Veja também:
Produzir e distribuir conteúdo, uma opção que expande conceitos
E quando o papel acabar?

Anúncios

4 opiniões sobre “Águia heráldica: dos brasões para a moda

  1. a aguia usada na heraldica tem uma simbologia fortíssima, vc tem razão. a “águia bicéfala” ou “aguia de Lagash” e aquela encontrada nos brasões da Sérvia e Montenegro, do Império Austro-Húngaro, maçonaria entre outros.
    gostei muito da sua pesquisa.

    abraço,

    Noel

  2. A águia bicéfala de Lagash, com certeza é o símbolo mais antigo do mundo conhecido, pois em 102 a.c foi adotada pelos romanos com o símbolo de Roma.

  3. este site eh ridiculo para quem quer fazer uma pesquisa seria sobre significado desse simbolo porque voce so toca nesse assunto em apenas 3 linhas

  4. Deurata,
    Desculpe se as informações não foram úteis.
    Caso queira se aprofundar no assunto, pesquise de forma séria.
    Para isso, eu indico o Google Scholar.

    A intenção desse post foi só informar minimamente, e não fazer um tratado sobre o assunto.

Os comentários estão desativados.